domingo, 31 de outubro de 2010

TRABALHANDO AS DIFERENÇAS: CADA UM... É UM!

Neste mês de outubro estamos trabalhando com as crianças o livro "CADA UM... É UM! que fala sobre as diferenças.





Para dar início ao trabalho preparamos uma caixa com um espelho e cada criança era chamada fora da sala para descobrir o que tinha dentro depois, que todos descobriram eles fizeram o seu auto retrato. Foi a maior alegria na sala até nós professoras fizemos o nosso.





Aqui as crianças se desenhando até eu tia Cláudia tive que fazer. É mole! Mas até que ficou bom o meu desenho.




Depois, disso fomos pra sala ao lado onde fizemos um teatro de fantoches para contar a história. O teatro ficou muito bom e engraçado as crianças amaram! Vejam só:

Vou apresentar nossos amiguinhos:

Eu sou a Joelita dos cabelos encaracolados.


Eu sou a Ana tenho uma boca imensa.



Eu sou André, que tenho um pé muito grande!


Eu sou o Luiz, tenho um nariz igual um chafariz!


Eu sou a Manuela, falo muito parece que engoli um gravador!



Depois, do teatro cantamos a música "Eu sou especial". Em seguida as crianças colaram o auto retrato no cartaz que tem o título:
NO MUNDO QUE A GENTE VIVE, CADA UM... É UM!



E também pintamos as mãozinhas formando carinhas diferentes. Ficou lindo!






Bem feito tudo isso, começamos a desenvolver várias atividades de leitura e escrita com as crianças.
Essse é um acróstico do nome Joelita, as crianças tinham que escrever duas palavras com cada letra.


Um gráfico dos personagens da história.


Quebra-cabeça da capa do livro.


Aqui trabalhamos a música:
Boi, Boi, Boi,
boi da cara preta
pega a Manuela
que tem medo de careta.
As crianças cantaram e depois, fizeram a dobradura da carinha da Manuela e colaram no cartaz.




Aqui trabalhamos a parlenda dos 5 dedinhos. As crianças desenharam as mãozinhas, recortaram e colaram no cartaz. Ficou um show!



Esse é um jogo que eu e tia Jane preparamos para trabalhar matemática e português. Ficou muito legal




Após o jogo foi feito o trabalho de registro das palavras.
Algumas hipóteses de escrita feita pelas crianças da palavra "melancia"


abacaxi


andorinha


alface


leque


avental




Trabalhamos também a parte de artes. Olhem só ficou uma graça!

Aqui as crianças confeccionando os fantoches de vareta dos personagens.










Olha a turma da Tia Cláudia, era só alegria!


E a turma da tia Jane que euforia! rsrsrsrs


Aqui eles estão confeccionando pessoas diferentes nos pratinhos descartáveis. Ficou muito engraçadosaiu cada um. Vejam só!


Aguardem! Vem mais novidades por aí pois, ainda não terminamos a oficina.


Agora, vou postar o curso que realizamos no "Espaço Cultural da Livraria Arco Íris". Queremos aqui agradecer ao pessoal da livraria pelo apoio, em especial a Marta e ao Fernando que acreditaram no nosso trabalho. Adoramos vocês! beijos
O curso foi realizado no dia 30/10/2010.

Eu e Jane nos apresentando para as professoras.



Nós fizemos o mesmo trabalho com elas. Apresentamos o teatro e elas se sentiram as próprias crianças participaram bastante. Foi muito legal.



As professoras se dedicaram muito assentamos até no chão para jogarmos o jogo. Foi muito legal! Parabéns as colegas professoras!


No final passamos um vídeo de como o nosso trabalho é desenvolvido na escola e parece que elas gostaram.


A Laura até assentou no chão. Será que já estava cansada? rsrsrsrsrs É ela o nosso suporte na livraria. bjs adoramos você!

Eu e Jane esperamos que vocês tenham gostado . Bjs e até a próxima oficina.

5 comentários:

  1. Olá, vim avisar que tem selinho BLOG AMIGO DA LEITURA, para voce no nosso blog. abraços

    http://santhunder.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa oficina foi fantástica!!!! AMEI participar, parabéns pela dedicação de sempre... vocês são demais!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como adquirir este livro. Grata, Liamara
    liamarafsv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. muito boa as ideias do seu blog,parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Perfeito o seu blog adorei as idéias continue postando sempre!

    ResponderExcluir